Áreas de atuação

Pesquisa científica

Apoio a pesquisa científica, tecnológica, filosófica e artística em todos os seus aspectos e fases.

Articulação e cooperação com instituições de ensino superior e outras entidades que promovem pesquisa científica alinhadas aos nossos objetivos.

Divulgação dos trabalhos científicos e artísticos produzidos pelo Instituto Servir ou por outras entidades que tenham convênio ou acordo de cooperação.

Promoção de apoio à formação de recursos humanos para a ciência, tecnologia e artes, através da prestação de serviços técnicos e científicos, por meio de contratos de gestão, convênios ou instrumentos congêneres, firmados com o poder público.

Formação profissional e tecnológica

Criação, direção, organização e manutenção de unidades dedicadas à formação profissional e tecnológica, através de cursos completos, de diferentes graus, em consonância com a legislação brasileira.

Instituição de cursos técnicos profissionalizantes.

Realização de estudos na área educacional, objetivando contribuir com a melhoria dos sistemas educacionais.

Promoção de cursos de capacitação nas áreas de pedagogia, educação infantil, básica e ensino médio.

Promoção de cursos de graduação e pós–graduação, observada as normas do Ministério da Educação e secretarias de estado de educação.

Assistência social

Promoção de assistência e ações sociais.

Promoção de ações sociais que visem a segurança alimentar e nutricional da população de baixa renda e abaixo da linha da pobreza.

Promoção de inclusão social, com programas que visem a melhoria da qualidade de vida.

Formação e capacitação de agentes para a ação social e o exercício da cidadania.

Criação e manutenção, de acordo com as possibilidades do Instituto Servir, de programas de caráter filantrópico e beneficente, de natureza educacional, cultural e assistencial, tais como os de amparo à velhice, gestantes, enfermos, crianças, dependência química, carcerários, cidadãos que cumpriram pena de qualquer natureza, adolescentes, família e a pobreza.

Cultura

Criação e gerenciamento de espaços culturais e educacionais que promovam o conhecimento geral, a ciência, o espírito criativo, a saúde e boas atitudes sociais entre as crianças e os jovens.

Desenvolvimento de estudos e pesquisas culturais.

Desenvolvimento, realização, patrocínio e promoção de atividades museológicas, tais como cursos, exposições, congressos, conclaves de cunho cultural e educacional, intercâmbio de profissionais e entidades, apresentações, shows e saraus.

Estimulo ao hábito da leitura por meio de montagem e preservação de bibliotecas, salas de leituras e realização de eventos para estimular o contato com o livro.

Estimulo ao gosto pelo teatro por meio da gestão de espaços destinados à encenação de peças teatrais de qualquer gênero, cursos de artes cênicas e atividades de produção de peças e shows teatrais.

Preservação, organização e registro em bancos de dados do acervo cultural decorrente dos objetivos do instituto;

Publicação e divulgação de matérias de interesse cultural e educacional, edição de livros, revistas e jornais, em qualquer tipo de mídia.

Saúde

Promoção de assistência à saúde, mediante atendimento da população, objetivando a dignidade da pessoa humana e a melhoria da qualidade de vida, por meio de execução de convênio ou prestação direta de serviços, por meio de profissionais habilitados e registrados em seus conselhos de classe.

Realização de gestão de unidades administrativas de saúde.

Promoção e incentivo ao desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação de recursos humanos na área de saúde, em diversos níveis.

Apoio a investigação científica na área das ciências da saúde, bem como contribuir para a excelência dos profissionais da referida área.

Firmatura de convênios, contratos e ajustes congêneres com outras instituições, de natureza pública ou privada, de ensino, pesquisa ou assistência à saúde.

Produção e disponibilização de material didático, científico e de saúde.

Assessoramento e gerenciamento de serviços de saúde, de natureza pública ou privada, dos quais resultem, ainda que indiretamente, proveitos de natureza didática ou científica.

Integração social do menor infrator e garantia de seus direitos individuais e sociais

Gestão de unidades socioeducativas, destinadas ao atendimento dos adolescentes, em cumprimento de internação provisória, internação por regressão de medida e medida socioeducativa de internação.

Promoção de ações e práticas institucionais de acordo com os parâmetros político–pedagógicos do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE.

Realização de ações que assegurem a promoção e a proteção integral dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Promoção de ações capazes de atender às especificidades étnico–raciais, culturais, religiosas, de gênero, orientação sexual e identidade de gênero aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Realização de atividades e ações que assegurem a promoção, educação e assistência da saúde dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Promoção de cursos, treinamentos, simpósios e eventos, objetivando a formação de colaboradores e cidadãos aptos a lidar com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Proteção e preservação do meio ambiente

Gestão de unidades de preservação e/ou conservação ambiental, de proteção integral e uso sustentável, observando as normas e diretrizes emanadas do Poder Público.

Desenvolvimento de ações ou atividades objetivando a defesa, preservação e/ou conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.

Estimulo a realização de ações e estudos técnico–científicos visando a proteção do meio ambiente, promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população.

Promoção de campanhas para alertar e conscientizar a população, fomentando discussões com o objetivo de buscar soluções para problemas ambientais.

Realização de encontros, seminários e cursos de capacitação, formação e/ou divulgação de ideias, experiências e informações de interesse público acerca do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida.

Promoção de acordos, termos ou contratos de cooperação científica na área ambiental com entidades congêneres.

Desenvolvimento e execução de projetos que tenham por escopo a divulgação e implantação de soluções sustentáveis para as atividades cotidianas da população.

Administração penitenciária

Gerenciamento e monitoramento de unidades prisionais.

Desenvolvimento de projetos para qualificação profissional nas prisões.

Desenvolvimento de projetos de articulação entre educação e cultura para as pessoas privadas de liberdade.

Desenvolvimento e implementação de programas de ressocialização e inclusão social de pessoas privadas de liberdade.